Resenha

[RESENHA] “Literalmente amigas”, de Laura Conrado e Marina Carvalho por Bertrand Brasil – @laura_conrado @MariCarvalho_01

Boa tarde!!!

Este livro foi uma das minhas compras na Bienal de SP deste ano, e tive a imensa felicidade dele ter sido autografado pelas autoras 🙂

Aqui nós vamos conhecer duas garotas muito amigas e apaixonadas pelos livros, que ao concorrerem a mesma vaga de emprego veem sua amizade estremecida.

Uma história divertida e cheia de reviravoltas, com duas protagonistas que irão conquistar vocês.

Confiram a resenha completa abaixo.

Duas das mais populares autoras brasileiras da nova geração, as mineiras Laura Conrado e Marina Carvalho se juntaram pela primeira vez para escrever Literalmente amigas Quando Gabi e Lívia, duas apaixonadas por livros, se conheceram em uma comunidade sobre literatura em uma extinta rede social, não imaginavam que se tornariam melhores amigas e que criaram um blog de resenhas literárias, o Literalmente Amigas. Desde então, elas são inseparáveis, apesar das personalidades muito diferentes! Gabi é um pouco avoada, desorganizada financeiramente, de riso fácil e vive uma história de conto de fadas com o namorado de longa data. Já Lívia é assertiva, firme e possui planos bem delineados para seu futuro, embora ainda não tenha encontrado o emprego dos sonhos nem um romance arrebatador como o de seus livros favoritos. Juntas, elas enfrentam as dificuldades da juventude, seja na profissão, seja no amor, até tudo começar a mudar quando ambas são selecionadas para a mesma vaga — para a qual as duas se inscrevem, sem contar uma para outra — na principal editora do país. Será que a paixão pelos livros, que antes unia as amigas, agora se tornará o motivo do término da amizade?

Talvez os livros suprimam a necessidade de fala porque eles têm o poder de dizer sempre algo por nós.

Este é aquele livro fofo, engraçado, com uma pitadinha de drama e uma história sensacional!

Como todos sabem, este livro foi escrito pelas autoras Marina Carvalho e Laura Conrado, e foi muito legal saber que cada autora escreveu para uma personagem 🙂 Embora eu só tenha lido isso no final, lá nas orelhas do livro, aos poucos fui notando que uma personagem parecia ter mais características de tal autora.

Aqui nós conhecemos as best friends Gabi e Lívia, duas garotas completamente apaixonadas pelos livros, e desta paixão acabou surgindo a linda amizade delas, que resultou no blog Literalmente Amigas, que é onde elas espalham todo o amor que sentem pelos livros.

Lívia é mais centrada, pé no chão. Ela trabalha em uma editora e ama o que faz, desde ler manuscritos a descobrir novos talentos da literatura. Seu grande problema é o dedo podre para relacionamentos, onde sempre sai machucada.

Gabi é uma garota divertida, avoadinha que só ela, e vive em seu mundo particular: a Gabilândia. Com grande talento para as artes, sem um tostão furado no bolso, ela é muito feliz no amor ao lado de Léo, o seu Bombom. Gabi e Léo parecem tão diferentes, mas a verdade é que eles se completam, e formam um dos casais mais fofos dos livros que li até hoje.

Uma história de amor é como a história de um livro: a gente pode ficar fascinado pela capa e pela sinopse, mas só o desenrolar dos capítulos vai mostrar se a trama pegará ou não seu coração de jeito. O meu foi fisgado logo na primeira página.

A amizade entre nossas protagonistas fica balançada quando ambas se candidatam para trabalhar na Espaçonave Editora, e é aí que o drama (e nossas risadas) começam.

O livro é escrito em primeira pessoa, com os capítulos intercalados entre a narração de Gabi e Lívia. Além de todo o drama envolvendo a vaga de emprego, nossas protagonistas vivem seus dramas particulares, como Gabi não tendo a menor ideia de como vai pagar suas contas no mês seguinte, e Lívia apaixonada por seu novo vizinho gay.

A história traz muito humor, e tudo é tratado com muita leveza. Sobre os testes para trabalhar na Espaçonave Editora: coisa de outro mundo! Uma mistura de “No Limite” com “O Aprendiz”, e toda essa tensão acaba piorando ainda mais a relação de Gabi e Lívia.

Será que terei de estar à beira de um precipício para descobrir que tenho forças nas asas, e finalmente, emplacar um voo? Hoje me sinto demasiadamente fraca para tentar sair do ninho, que dirá arriscar um impulso.

Há muitos autores clássicos de nossa literatura citados aqui, e isto é algo que ganhou vários pontos extras comigo. Outra coisa que achei bem interessante foi a abordagem do medo que as mulheres sentem em irem aos jogos nos estádios de futebol, e gostaria que existissem muitas “Grupas”, como a de Gabi, para unir as mulheres que querem curtir em paz.

Foi bem bacana a forma em que as autoras descreveram suas protagonistas blogueiras, que além da paixão pelos livros, tentavam transmitir muita seriedade em suas resenhas, mostrando todo o valor de uma opinião sincera sobre um livro.

Ri, chorei, chorei de rir, senti vontade de abraçar e dar uns tabefes em Gabi e Lívia. Mas, o melhor de tudo foi não só ver como as duas conseguiram resgatar a amizade delas, mas também como encontraram seu próprio caminho.

Um ótimo livro sobre amizade, união e muito amor pelos livros. Foi difícil eu não amar essa história e suas protagonistas.

 

Participe do comentário premiado de agosto clicando aqui

Anúncios

3 comentários em “[RESENHA] “Literalmente amigas”, de Laura Conrado e Marina Carvalho por Bertrand Brasil – @laura_conrado @MariCarvalho_01

  1. Que lindas 💕 Acho muitoooo fofo esses livros de amizade 💙❣ Ameiiii essa resenha entrou na minha gigante wishlist 📝😅😻😘

  2. Primeira vez que ouço falar e leio resenha desse livro e achei ele bem bacana. Acho que muitas blogueiras irão se identificar com o cenário criado pelas autoras e isso é legal. Histórias que tem diversão e um pouquinho de drama na medida certa geralmente me conquistam e assim vou ficar de olho nesse lançamento e tentar lê-lo mais a frente 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s