Paraíso da Leitora

[PARAÍSO DA LEITORA] Livros sobre doenças mentais

Se tem um assunto que eu amo de paixão são livros que falam sobre a mente – o cérebro humano.

Então hoje fiz uma seleção de livrinhos que chegam a calar fundo nesse sentido.

Filmes psicológicos foram os que me conquistaram primeiro, mas não demorou muito tempo para eu começar a achar alguns livros muito bons dentro desse tema.

E espero que esses selecionados agradem a vocês.

Willow da autora Julia Hoban pela Editora Leya

“Sete meses atrás, em uma noite chuvosa de março, os pais de Willow acabaram bebendo muito durante o jantar e pediram a ela que guiasse o carro até em casa. Por uma fatalidade, Willow perdeu o controle do veículo e seus pais morreram no acidente.
Consumida pela culpa, Willow deixa para trás sua casa, amigos e escola e, enquanto tenta retomar a relação de afeto e companheirismo com o irmão mais velho, secretamente bloqueia a dor da perda cortando a si mesma. Mas quando Willow encontra Guy, um rapaz tão sensível e complexo quanto ela, mudanças intensas começam a acontecer, virando seu mundo de cabeça para baixo.
Contado de modo cativante e doce, Willow é um romance inesquecível sobre a luta de uma jovem para lidar com a tragédia familiar e com o medo de se deixar viver uma linda história de amor e cumplicidade.”

AMAZON

Só Escute da autora Sarah Dessen por Editora Seguinte

“Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong.
Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos.
Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?”

AMAZON

 

À Procura de Audrey da autora Sophie Kinsella por Galera Record

“Audrey é uma adolescente comum, igualzinha a tantas. Com 14 anos, estuda, se apaixona, entra em conflito com os pais, sonha, confia nas amigas. Até que começa a ser vítima de bullying. No início, parecia apenas uma pequena implicância, mas a provocação vai aumentando. Logo, a menina não consegue mais frequentar o colégio, nem ao menos sair de casa. O diagnóstico? Transtorno de ansiedade social, transtorno de ansiedade generalizada e episódios depressivos. Com a ajuda da Dra. Sarah, Audrey começa um lento, mas decisivo, caminho rumo à recuperação. E quando conhece Linus, parceiro de games do irmão, ela sente uma ligação. Seu sorriso de gominho de laranja é encorajador, e eles podem conversar sobre tudo: ansiedades, sonhos, medos. Ainda que de forma não muito convencional no início. Mesmo com as ressalvas da médica, a amizade se aprofunda — em meio a visitas ao Starbucks e pequenos desafios. Em pouco tempo, evolui para um romance que vai afetar toda a família. Por fim a normalidade parece apenas a um passo de distância. À procura de Audrey é um romance inspirador sobre família, primeiro amor e depressão.”

RESENHA AQUI

AMAZON

Inventei Você? da autora Francesca Zappia por Verus Editora

“Engraçado, provocativo e emocionante, Inventei você? vai fazer os leitores virarem as páginas alucinadamente, tentando decifrar o que é real e o que não é Alex está no último ano do ensino médio e trava uma batalha diária para diferenciar realidade de ilusão. Armada com uma atitude implacável, sua máquina fotográfica, uma Bola 8 Mágica e sua única aliada — a irmã mais nova —, ela declara guerra contra sua esquizofrenia, determinada a permanecer sã o suficiente para entrar na faculdade. E Alex está bem otimista com suas chances, até se deparar com Miles. Será mesmo aquele garoto de olhos azuis com quem ela compartilhou um momento marcante no passado? Mas ele não tinha sido produto da sua imaginação? Antes que possa perceber, Alex está fazendo amigos, indo a festas, se apaixonando e experimentando todos os ritos de passagem tipicamente adolescentes. O problema é que ela não está preparada para ser normal.”

AMAZON

 

Tartarugas até lá embaixo do autor John Green por Editora Intrínseca

“Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, o autor do inesquecível A culpa é das estrelas , lança o mais pessoal de todos os seus livros: Tartarugas até lá embaixo .

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.”

AMAZON

Garotas de Vidro da autora Laurie Halse Anderson por Editora Novo Conceito

“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. 

Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”

AMAZON

 

Por Lugares Incríveis da autora Jennifer Niven por Editora Seguinte

“Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.”

AMAZON

Outros títulos:

Uma História Meio Que Engraçada

As Vantagens de Ser Invisível

Fale!

O Lado Bom da Vida

Fangirl

A Lista Negra

A desconstrução de Mara Dyer

Garota em Pedaços

A história é tudo que me deixou

Nós estamos bem

Eu estive aqui

E aí, gostaram?

Comentem os que já leram e se tem algum para me indicar. A-DO-RO indicações.

Beijos galera

Participe do “Comentário Premiado de Fevereiro” clicando aqui

 

Anúncios

9 comentários em “[PARAÍSO DA LEITORA] Livros sobre doenças mentais

  1. Adorei esse pulso E por incrível que pareça Eu já li vários livros dessa lista exceto dois eu ainda não li as vantagens de ser invisível e também não li Tartarugas até lá embaixo

  2. Ainda não tive a chance de ler nenhum mas estou com Inventei você pra ler e tô com boas expectativas pra ele 😀

  3. Clarisse!
    Um dos estilos que mais gosto são esses que trazem doenças mentais em seus enredos.
    Já li Tartarugas até lá embaixo, Garotas de vidro e À procura de Audrey, os outros já tinha anorado aqui para uma possível leitura futura, obrigada!
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

  4. Oi Clarisse!
    Além das histórias citadas serem bonitas, o conhecimento que passa para o leitor sobre as doenças é incrível.
    “Só escute” é um dos que mas quero ler no momento, li várias resenhas, e não dá pra negar que o enredo dele é muito bom! “Garotas de vidro” li a muito tempo, não lembro com detalhes da história, mais na época me marcou!!
    Não conheço todos que citou, vou buscar saber mais sobre eles.
    Beijos

    1. Só escute é maravilhoso. Sou suspeita de falar pois amo a Sarah Dessen ❤
      Pesquise sobre os outros e tomara que você leia o da Sarah logo.
      E teremos resenha dele em breve aqui no blog ❤

  5. Oie!
    Aaah tô surtando pra ler esses livros, Por Lugares Incríveis está faz um tempo nos meus desejados e infelizmente ainda não consegui uma oportunidade, assim como os outros títulos tbm estão,tenho Só escute, vou pôr na frente de alguns livros atrasados da minha lista, qro mto conhecer em breve, espero que não demore pq eu tô mto ansiosa pra ler.
    Bjs!

    1. Tomara Aline! Só Escute é lindo demais e sensível.
      Torcendo pra vc conseguir um tempinho e encaixar nas suas leituras. Bjks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s