Resenha

[RESENHA] “Boneco de Neve” de Jo Nesbo por Editora Record – @grupoeditorialrecord

Simbora de suspense porque eu ADORO!

“Considerado pelo jornal inglês The Guardian o livro mais ambicioso de Jo Nesbø e comparado a O silêncio dos inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é seu livro mais arrepiante.

No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.”

AMAZON

Eu odeio ler livros fora de ordem, já que “Boneco de Neve” é o sétimo livro da série policial que leva o nome do detetive, mas eu não ia ler desde o começo já que estou ansiosa para ver o filme homônimo.

Como detetive da divisão de homicídios, Harry Hole, um homem de 40 anos é um personagem de fibra e que tem uma inteligência sagaz por conta da vasta experiência e treinamento no FBI. E suas muitas imperfeições tornam o homem desacreditado por seus superiores já que passou por problemas com bebida; e ainda possui uma ex-namorada e o filho dela, e para completar sua obsessão pelos casos que cuida.

Ambientado na Noruega, o livro conta com diversos flashbacks que fazem a construção do enredo ainda mais tenso e misterioso, pois quando a primeira neve caí sobre a cidade de Oslo, começa a acontecer o que aparentemente pode ser apenas casos comuns de desaparecimento, mas os corpos das mulheres apresentam características específicas que faz o detetive Harry Hole fazer conexão com outros casos semelhantes.

“Era quando encarava outros rostos á procura de suas dores, seus calcanhares de aquiles, seus pesadelos, motivos e razões pelos quais decepcionavam a si mesmos, enquanto ouvia suas mentiras cansativas e tentava encontrar um sentido no que fazia: aprisionar pessoas que já estavam aprisionadas em si mesmas.”

E conforme as mulheres vão sendo encontradas e certas características nelas vão dando pistas de possíveis suspeito, me deixou completamente vidrada pela narrativa densa dessa história. O livro é narrado em terceira pessoa, mas há a peculiaridade de que passamos pela cabeça de vários personagens, dando ao leitor uma visão bem ampla das pessoas: Katrina, a parceira de Harry nesse caso pois ela é uma personagem muito interessante; outros policiais também, bem como Rakel, a ex namorada de Harry e o filho dela, Oleg.

Com diversos flashbacks, vi em primeira mão como o assassino comete seus crimes ao longo dos anos e eu ficava tentando buscar e catar cada pequena coisinha que pudesse me dar uma dica. Consegui algumas, mas o autor também me preencheu com momentos de surpresa e choque que não consegui prever.

“Sua voz soou como um sussurro seco no ouvido de Sara. Como se fosse importante que ninguém mais os ouvisse:
– Nós vamos morrer.”

Não vou negar que por vezes eu me sentia confusa com nomes parecidos e também a escrita densa do autor; mas em nenhum momento quero citar isso como pontos negativos. Ter minha primeira experiência com um livro do autor Jo Nesbo me deixou um sabor bom na boca, como se esse tivesse sido pouco e como se eu precisasse saber o que acontece com o Harry Hole depois do final, pois não era um final.

Eu adoro filmes, seriados e doramas de suspense e thriller policiais, mas nunca me dou muita oportunidade com livros, e Jo Nesbo deixou claro que estou perdendo algo muito bom. Espero ler mais do gênero logo logo.

Participe do “Comentário Premiado de Fevereiro” clicando aqui

 

 

Anúncios

7 comentários em “[RESENHA] “Boneco de Neve” de Jo Nesbo por Editora Record – @grupoeditorialrecord

  1. E esse livro nem o sorteio e chegou aqui em casa o começo de fevereiro eu ainda não pude ver ele mas fiquei encantada com a história que é narrada mas eu fiquei um pouco decepcionada porque a editora tá lançando uma edição todos os livros desse autor em uma edição com a capa preta vermelha e branca e esse livro e essa edição é a única que destoa apesar de ter sido lançada recentemente

  2. Oi Clarisse!
    Ganhei esse livro em um sorteio e não vejo a hora que chegue pra conhecer o enredo, parece ser mto bom, li mtas coisas positivas sobre o livro, espero mto não em decepcionar pq a expectativa é grande pra ler.
    Bjs!

    1. Garota sortuda!! rs
      Eu gostei muito e espero que você curta a narrativa do Nesbo.
      Quis ler logo pra poder ver a adaptação.

      Tenha uma ótima semana Aline. Bjks

  3. Oi Clarisse!
    Já assisti ao filme, espero que sua experiência seja melhor do que a minha, porque eu odiei, e vi muita gente comentando que o livro também não é bom.
    Para começar: milhões de pontas soltas. Você para e pensa em coisas que aconteceram e simplesmente ficaram sem explicação, só espero que o livro tire essas dúvidas… Segundo, o investigador não cativa, ele é bem chato, não gostei do personagem, e sei que as características dele no livro também não são tão legais!
    Eu quero sim ler, mais para ver se tem um enredo mais completo que a adaptação, mas estou com o pé atrás.
    Beijos

    1. Vitória, o livro é muito denso e durante a leitura fiquei me perguntando como ele seria condensado para virar uma adaptação.
      Que pena que sua experiência não foi tão boa. A narrativa do Nesbo não é fácil, exige um pouco do leitor, mas por ser diferenciada eu achei interessante.

      Bjks querida, ótima leitura para ti ❤

  4. Clarisse!
    Já que ganhei e tenho ele aqui e como nunca li nada do autor e sabia que a série poderia ser lida de forma descontinua, já estava com ele na lista das leituras de março.
    Fico bem feliz em ver que até gostou, embora tenha suas ressalvas e espero que leia mais livros no estilo, porque tem alguns ótimos.
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy

    1. É muito denso, Rudy, mas nada que estrague a experiência. Só não era algo que estava acostumada.
      Mas gostei e fui surpreendida em alguns fatos.

      Bjks e ótimas leituras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s