Parceria · Resenha

[RESENHA] “Minha mente me atormenta”, de Edna Nunes

Boa tarde!!

Hoje vou falar de um livro bem diferente dos que costumo ler, aquele livro que me tirou um pouco da minha zona de conforto. Aqui em “Minha mente me atormenta”, Edna Nunes nos convida a embarcar na história de Mirian, uma jovem que tenta descobrir o que aconteceu em sua vida e a entender sua mente.

Convido todos vocês a desvendar esta história comigo 🙂

O que fazer quando a ilusão e o real se confundem? Como saber qual é o caminho certo para retomar sua vida? Este é o drama de Mirian Ramos, uma jovem escritora perdida entre um mundo imaginário e a realidade. Um acontecimento inesperado a faz perder parte da memória e ela se vê presa entre seu misterioso passado e um presente desafiador, beirando entre a loucura e a razão. Contudo, movida por seu amor por Roberto, ela luta para decifrar seus enigmas, numa trajetória árdua e de final incrivelmente surpreendente.

Amazon

Também sinto medo de mim mesma.

Conheci a escrita de Edna Nunes através da antologia “Sob os fogos de Copacabana”, onde gostei muito da escrita dela, e esta foi a porta de entrada para que me despertasse o interesse por conhecer mais obras da autora.

Em “Minha mente me atormenta”, temos como protagonista Mirian Ramos, uma jovem curitibana estudante de Letras. Ela tem como melhores amigos John e Ana, e os três são inseparáveis.

Misturando presente e passado, Mirian nos conta sua rotina em uma clínica psiquiátrica, e tenta descobrir o que aconteceu para que fosse parar lá, já que parece ter perdido parte de sua memória.

Mirian vai lembrando de quando tudo mudou em sua vida, que foi quando conheceu Roberto, um homem mais velho com o qual viveu um conturbado relacionamento, que sob a interferência de John parecia piorar cada vez mais.

O que deu pra ver é que o relacionamento de Mirian e Roberto faz muito mal a ambos, e não é nenhum pouco saudável, pois Mirian com suas oscilações de humor e possessividade torna a convivência deles insuportável. Mirian exige atenção o tempo todo, não querendo nem que Roberto trabalhe descansado, e cuida de cada acontecimento de suas redes sociais.

Outra relação que não se mostra nenhum pouco saudável é a amizade de Mirian e John, pois senti que ele mais fazia com que ela ficasse nervosa e brigasse com Roberto do que a ajudava com suas crises e protegê-la, como ele dizia.

Na clínica, Mirian encontra um amigo no enfermeiro Paulo, que além de ouvi-la bastante se mostra disposto a ajudá-la a descobrir o porque que ela foi parar lá.

Durante a leitura fui criando algumas teorias sobre Mirian, e mesmo tendo matado a xarada a autora não deixou de me surpreender.

O livro é escrito em primeira pessoa, sob a visão de Mirian. Em alguns momentos tive dúvidas de ela realmente precisar estar internada, além de sua visível tristeza.

A narrativa de Edna flui muito bem, e me fez não querer largar a leitura e descobrir logo o que aconteceu com Mirian, além de saber até que ponto o que ela contava era verdade.

“Minha mente me atormenta” traz uma trama bem estruturada, com uma história forte, dramática e surpreendente, além de não ter muitos livros com este tema. Uma história que sem dúvida nenhuma também emociona.

Participe do “Comentário Premiado de Janeiro” clicando aqui 

 

 

Anúncios

8 comentários em “[RESENHA] “Minha mente me atormenta”, de Edna Nunes

  1. Oi Rê
    Bom fugir do que costumamos ler né?
    Percebi que a protagonista Mirian é uma pessoa um tanto influenciável, é a primeira impressão dela que tive pela resenha. Outro detalhe é que nem podemos chamar o John de amigo né? Que cara mais fdp! A história que a autora virou parece muito boa, fiquei curiosa para ler.
    Beijos

  2. Até que me interessei pelo livro Gostei da sinopse apesar de ter me lembrado outro livro mas eu queria saber se esse livro Só tem formato de e-book ou tem formato físico e onde eu posso comprar ele?

    1. Olá Carolina, que bom que você gostou da resenha e do livro. Você pode encontrá-lo no formato impresso nos sites das Livrarias Curitiba, Shoptime, Submarino e Americanas.com.

  3. Oi Rê, bacana que um conto te levou a querer conhecer mais obras da autora, eu sempre acho que contos tem também essa finalidade e apesar de ainda não conhecer a escrita dessa autora achei a premissa intrigante, não é um tema recorrente nos livros realmente e isso torna a história interessante e deixa o leitor curioso. Gostei da resenha e de conhecer um pouco da história, se surgir a oportunidade vou querer ler também sim 😉

  4. Renata!
    Gosto muito de livros que abordamdistúrbios psicológicos e fiquei bem intrigada, porque na verdade, o que pude perceber por sua resenha, Mirian não tinha nada de tão grave, apenas falta de memória e relacionamentos doentios…Quero ler para entender melhor como ela foi para na clínica psiquiátrica e por quê?
    Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    1. Boa tarde!!!
      No início também achava o mesmo que você, mas a história traz algumas surpresas 😉
      Bj

  5. Renata!
    Gosto muito de livros que abordamdistúrbios psicológicos e fiquei bem intrigada, porque na verdade, o que pude perceber por sua resenha, Mirian não tinha nada de tão grave, apenas falta de memória e relacionamentos doentios…Quero ler para entender melhor como ela foi para na clínica psiquiátrica e por quê?
    Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s