Resenha

[RESENHA] “Queria que você estivesse aqui” de Francesc Miralles – @frmiralles @editorarecord

Boa tarde pessoal!

Adoro quando leio livros diferentes e que fogem um pouco da minha zona de conforto com outro tipo de narrativa e autores de países diferentes.

 

Daniel é um bem-sucedido arquiteto na insólita e misteriosa Barcelona. Além de morar na cidade ideal para os amantes da arte, ele vive um romance aparentemente perfeito. Mas no dia de seu aniversário de 30 anos, sua amada o abandona abruptamente. Em pleno naufrágio emocional, sua tábua de salvação é o CD de Eva Winter. Uma cantora quase desconhecida, que vive e atua em Paris. O mimo, presenteado por uma das poucas amigas que guarda da época da faculdade, logo se transforma em obsessão. Com o título Queria que você estivesse aqui, cada faixa parece descrever, nos mínimos detalhes, sua vida e suas emoções. Uma delas, ‘Flores na névoa’, tem como protagonista um jovem arquiteto que, depois de sofrer um desengano amoroso, cruza a fronteira em busca de uma misteriosa cantora. Intrigado, Daniel toma uma decisão: sem avisar ninguém, parte para Paris em busca desta enigmática artista, que parece conhecê-lo melhor do que qualquer outra pessoa. Enquanto descobre a própria identidade — e talvez o amor de sua vida —, começa a suspeitar que a coincidência entre as letras e sua trajetória não tem nada de casual.

 

Estava tão empolgada para ler esse livro quando comprei e ele ficou muito tempo parado na estante que nem sei se o peguei para ler tão maravilhada como quando o comprei. Porque se fosse hoje, nunca teria comprado esse livro.

E agora depois de ler o que tenho a dizer? É que no fundo esperava muito mais dele, e também de alguma forma gostei muito. Estou totalmente contraditória. Eu sei, eu sei…

Queria que você estivesse aqui conta a história de um homem que está passando por um momento difícil no seu aniversário de 30 anos e acaba sendo surpreendido pela revelação de sua atual namorada com o rompimento do relacionamento. E é então que Daniel nos conta como foi toda a sua vida no departamento amoroso e suas falhas no mesmo. E foi disso que mais gostei, por ser um livro real que trata de como é difícil nos adaptarmos a outra pessoa que tem tantas particularidades como as suas próprias. Achei tudo muito crível e fácil de sentir nessa narrativa.

Daniel fala de problemas em assimilar quem ele é, tenta encontrar maneiras de encaixar outras pessoas na sua vida e a tarefa torna-se grandiosa como passar dos capítulos. Até que ele ouve um CD onde a cantora cita em detalhes a vida dele em suas canções. E é a partir daí que o mistério do livro começa e a busca de Daniel por essa cantora misteriosa.

“De qualquer forma, havia muitas afinidades entre aquele disco e minha biografia. Não podia ficar de braços cruzados. Se Eva Winter era minha alma gêmea, queria investigar tudo o que fosse possível sobre ela.”

Porém, achei que a partir daí o autor tinha a faca e o queijo na mão para nos deliciar com uma surpreendente história mas ele falhou miseravelmente. Em muitas partes fiquei entediada conforme outras pessoas não essenciais no enredo foram sendo inseridas na trama e em como outras que era muito vitais foram desprezadas. E tudo que senti sobre o livro desmoronou.

Mas se você procura por um livro com muitas citações culturais, com certeza esse livro é pra você. Esse aspecto me encantou demais. Referências a lugares, livros, charadas e mistério são facilmente encontrados em Queria Que Você Estivesse Aqui.

Participe do “Comentário Premiado de novembro” clicando aqui 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s