Resenha · Resenhista Convidada

[RESENHISTA CONVIDADA] “Revival”, de Stephen King por Suma de Letras – @Suma_BR @StephenKing

Boa tarde!!!

Hoje estamos recebendo aqui no blog a Thaís Bueno, dos blogs Leituras da Thaís e Leitoras Inquietas, para fechar o nosso Mês do Horror.

Confira a resenha do mestre Stephen King abaixo 😉

Em uma cidadezinha na Nova Inglaterra, mais de meio século atrás, uma sombra recai sobre um menino que brinca com seus soldadinhos de plástico no quintal. Jamie Morton olha para o alto e vê a figura impressionante do novo pastor. O reverendo Charles Jacobs, junto com a bela esposa e o filho, chegam para reacender a fé local. Homens e meninos, mulheres e garotas, todos ficam encantados pela família perfeita e os sermões contagiantes. Jamie e o reverendo passam a compartilhar um elo ainda mais forte, baseado em uma obsessão secreta. Até que uma desgraça atinge Jacobs e o faz ser banido da cidade. Décadas depois, Jamie carrega seus próprios demônios. Integrante de uma banda que vive na estrada, ele leva uma vida nômade no mais puro estilo sexo, drogas e rock and roll, fugindo da própria tragédia familiar. Agora, com trinta e poucos anos, viciado em heroína, perdido, desesperado, Jamie reencontra o antigo pastor. O elo que os unia se transforma em um pacto que assustaria até o diabo, com sérias consequências para os dois, e Jamie percebe que “reviver” pode adquirir vários significados.

Em primeiro lugar quero agradecer do fundo do meu coração o convite da Renata para escrever uma resenha como convidada para o Everything But the Books. Adoro esse blog e sou fã do trabalho das meninas.

Como outubro é o mês do Halloween a minha resenha tinha que ser do mestre do terror Stephen King. Revival publicado em 2015 pela Suma das Letras e conta a história de Jamie Morton um garoto de seis anos que vive com sua família em uma pequena cidade na Nova Inglaterra chamada Harlow. Jamie é o mais novo dos quatro filhos dos Morton.

Tudo começa em 1962, Jamie brincava na frente de sua casa com os soldadinhos de brinquedo que havia ganhado de presente de aniversário de sua irmã Claire, quando a sombra de um homem cobre o campo de batalha. Ele se apresenta para Jamie, seu nome é Charles Jacobs, o novo reverendo da Primeira Igreja Metodista de Harlow.

Jacobs está se mudando com sua esposa e seu filho para assumir a igreja. Deste dia em diante os dois se aproximam cada vez mais. Toda a cidade fica encantada com o novo pastor e seus sermões. Mas uma tragédia atinge Jacobs e o faz questionar publicamente a sua fé. Todo o trabalho que havia feito na cidade nos últimos três anos de nada mais servia, sua atitude destruiu completamente sua credibilidade como líder religioso o que tornou impossível que ele continuasse seu trabalho como reverendo na cidade. Jacobs tomou a única saída possível, se mudou de Harlow.

Mas o destino de Jamie e Jacobs está interligado e anos depois os dois voltam a se encontrar. Jamie está com 30 e poucos anos, é guitarrista de uma banda de rock, está viciado em drogas e perdeu totalmente o controle sobre sua vida. Jacobs está trabalhando em uma feira onde o caminho dos dois acaba se reencontrando. O ex-reverendo ajuda Jamie a se libertar de seu vício e a recuperar o controle de sua vida. Mas existe um preço a se pagar pela ajuda de Jacobs. Jamie não fazia ideia disto e cabe a ele agora conviver com as conseqüências.

    O que dizer de uma história escrita por Stephen King. Ele é o mestre do terror, seus livros estão entre os mais vendidos e muitos viraram filmes. Recentemente foi lançado o remake de It – A coisa que foi um grande sucesso de bilheteria. É praticamente impossível falar do gênero terror/suspense sem citar alguma obra do mestre King.

Mas ao contrário do que vocês podem pensar já que se trata de uma obra do Stephen King, Revival não é uma história de terror. Ao longo de todo o livro King questiona o fanatismo religioso e os vícios. Jacobs mesmo sendo um homem religioso não conseguiu manter sua fé ativa depois de passar por uma situação muito traumática. Pra mim Jacobs, neste momento, retrata todos nós.

Quando somos apenas espectadores, fica fácil apontar e criticar reações e atitudes, mas quando vivemos a dor e o sofrimento tudo muda de perspectiva. Este livro está mais para um suspense do que para uma história de terror, o autor se prendeu muito mais ao efeito psicológico das questões tratadas ao longo do livro, ao peso que nossas escolhas podem produzir em nossas vidas.

A escrita de Stephen King é envolvente e nos prende, eu não queria largar o livro depois que comecei a ler. Gostei muito do modo como a história foi narrada, mostrando os acontecimentos pelos olhos do protagonista desde que era uma criança. Vamos conhecendo os fatos ao mesmo tempo em que Jamie. Desta forma me senti mais próxima da história. Recomendo esta leitura até mesmo para os quem tem medo de histórias de terror. Ah, tem uma curiosidade muito legal, fiquem atentos durante a leitura pois um lugar muito importante em outro livro do autor aparece em Revival.

Aliás, se você ainda não conhece as obras do autor saiba que vários de seus livros não são de terror. Por exemplo, a Trilogia Bill Hodges é policial e a série Torre Negra tem elementos de fantasia, assim como em À espera de um milagre. Além do que acredito que é muito importante sairmos da nossa zona de conforto sempre que possível. Então não tem desculpa pra não conhecer a obra de um dos maiores autores da atualidade. Espero que tenham gostado da resenha e aproveito para agradecer mais uma vez pelo convite.

Beijos,

Thaís Bueno

Espero que tenham curtido a resenha e também este mês. Infelizmente não gosto muito de terror e suspense, e por isso a Lisse teve de cuidar do especial ao longo do mês.

Gostaria de deixar aqui um muito obrigada e um beijo enorme pra Thaís por ter aceitado nosso convite.

Agradeço principalmente a cada um de vocês que nos acompanha e mergulhou de cabeça neste nosso Mês do Horror. Muito obrigada mesmo, do fundo do coração! E preparem-se que a Dona Lisse está com a cabecinha a mil com muitos projetos bacanas vindo por aí.

Você também pode acompanhar a Thaís e suas leituras nos links abaixo:

Blog Leituras da Thaís

Instagram

Leitoras Inquietas

Facebook

Instagram

Twitter

 

Participe do “Comentário Premiado de Outubro” clicando aqui 

 

 

Anúncios

7 comentários em “[RESENHISTA CONVIDADA] “Revival”, de Stephen King por Suma de Letras – @Suma_BR @StephenKing

  1. Oiiiii Renata.
    Oiiii Thais.
    Adorei a resenha thais.
    Tenho que dizer…..adoro as adaptações feitas dos livros do Stephen King❤
    Mas nunca li livros dele….😕
    Porem vejo nesse livro uma oportunidade pra ler….ou outras obras dele.😁
    Que pena que o mês do horro ta chegando nos finalmentes😥
    Parabéns meninas…..otimo trabalho nesse mês……tivemos muitas curiosidades….e novidades❤
    Bjs

    1. Boa tarde!!!
      Obrigada!!!
      A Lisse caprichou nas postagens, já eu não pude sair da minha zona de conforto, porque além de morrer de medo de livros e filmes deste estilo, ainda tive um mês bastante cheio no trabalho.
      Bj

  2. Thais!
    King é do tipo: ame ou deixe-o…
    Sou daquelas que o amo e ver um livro sobrenatural, mesmo sem muito terror e com desfecho completinho, não tem como não desejar a leitura.
    “Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.” (Santo Agostinho)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP Comentarista de novembro com 3 livros 3 ganhadores, participem!

  3. Oi Thais e Renata, essa parece uma boa pedida pra quem tem medo dos livros do King (eu) haha… Acho legal o autor não escrever só livros com aquele terror assustador e nos apresentar obras mais brandas mas nem por isso menos intensas. O terror psicológico e os temas abordados parecem deixar a trama movimentada e gostei muito de acompanhar a resenha 😉

    1. Boa tarde!!!
      Não li nada do autor, mas a forma em que a Thaís colocou em que a história aqui é contada me deixou com vontade de ler esse livro também 🙂
      Também morro de medo de livros e filmes de terror haha
      Bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s