Uncategorized

[RESENHA] “Os mistérios de Sir Richard” (Quarteto Smythe-Smith – Livro 4) de Julia Quinn – @editoraarqueiro

Boa tarde!!

E chegamos no último livro do Quarteto Smythe-Smith e já estou sentindo saudades dessa família bagunceira e unida.

Sir Richard Kenworth tem menos de um mês para encontrar uma esposa…

Por isso sabe que não pode ser muito exigente. Mas, quando vê Iris Smythe-Smith ao violoncelo no tradicionalmente desafinado recital de sua família, pensa que o destino trabalhou a seu favor. Ela é o tipo de garota que não atrai muitos olhares, porém algo o faz ter certeza de que é a escolha perfeita.

Iris Smythe-Smith já se acostumou a ser subestimada…

Com seu cabelo muito claro, a pele alva e o jeito discreto, ela quase sempre passa despercebida, ainda que seja a única do Quarteto Smythe-Smith que realmente sabe tocar um instrumento – não que alguém consiga escutá-la em meio à cacofonia dos concertos. Por isso, quando o charmoso Richard Kenworthy pede para ser apresentado a ela, Iris fica envaidecida, mas também desconfiada.

E quando o pedido de casamento dele se transforma numa situação comprometedora, Iris tem a sensação de que ele está escondendo algo… ainda que Richard pareça mesmo apaixonado e que o coração dela esteja implorando para que diga sim.

“Os Mistérios de Sir Richard” encerra de forma majestosa esse incrível Quarteto que tive o prazer de apreciar por vários dias seguidos. E não poderia estar mais feliz!

E novamente reencontramos a família no mesmo ponto onde o livro anterior parou, em um concerto da família, e nele está Sir Richard Kenworthy junto com um amigo de longa data apreciando o ambiente – mas nem tanto a música – e tentando encontrar uma dama para cortejar. Richard é um homem rico, porém modesto, que tem duas irmãs mais novas que são sua responsabilidade e precisa urgentemente encontrar uma noiva para salvá-lo.

Iris se acha uma dama simplória que é impossível agradar um homem, com seu jeito discreto e pele clara. E sendo a única que realmente tem talento musical na família consegue chamar a atenção de Richard, indo contra o que pensa sobre si mesma.

“Ela era o tipo de garota que não chamava atenção.
Entretanto, Richard não conseguia tirar os olhos dela.
Porém, para onde mais poderia olhar? Estava num recital.”

E Richard vai atrás da Iris com cortejos e elogios apropriados. Posso até dizer que gostei muito de todo esse tempo em que estavam se conhecendo. Iris é uma jovem especial, inteligente e que sabe o que quer, porém ao conhecer Richard o que pensa e quer será ameaçado. Durante a leitura há uma analogia sobre o romance Orgulho e Preconceito da Jane Austen que me cativou muito e isso realmente deu muito valor ao que a autora queria passar, me senti pressa a leitura e ao que os personagens estavam passando.

” – Não sou um homem que valoriza mulher tola.
– O senhor não me conhece bem o suficiente para medir minha inteligência.
– Conheço-a bem o suficiente para saber que não é tola.”

Mas essa leitura não foi tão boa. Após a corte, Iris aceita se casar com Richard e infelizmente as decisões que tomamos nos persegue, tem consequências. E assim é, porque a metade do livro senti um declínio muito grande entre os personagens. O segredo de Richard ao invés de ser interessante começou a me irritar, pois o tornou uma pessoa distante e com sentimentos de culpa, e foi um círculo vicioso que não tinha como mudar e ele não queria falar a verdade. Por outro lado, Iris foi uma santa e eu queria bater nela por se deixar se magoar tanto.

” – Você me escolheu. Dentre todas as mulheres em Londres, você me escolheu.
– Você poderia ter recusado.
– Nós dois sabemos que não é bem verdade.”

Esse último volume é uma história bem diferente, pois por várias vezes notamos que as damas estão loucas para casar, mas aqui é o homem. E isso torna o livro mais interessante e com uma lufada de novidade dentro do gênero. No entanto, ainda acho que o modo com a autora conduziu alguns acontecimentos após o casamento não foram muito agradáveis, Iris foi muito condescendente, e ela sofreu, me fazendo sofrer também pois eu sabia que a personagem não merecia isso. E quando o segredo vem á tona, é diferente e interessante, e digo bem chocante também e faz a Iris sofrer mais um pouquinho… e eu pensei em algumas formas bem dolorosas de bater no Richard por ser tão idiota. Estou com raiva só de lembrar…

“Tinha de aprender a ser indiferente a ele. Não cruel, não rude, apenas… indiferente. Quando ele sorria – e abria aquele sorriso, o desgraçado -, todo o seu ser borbulhava de felicidade. Seria algo maravilhoso, exceto pelo fato de que sua rejeição se tornava ainda mais incompreensível.”

Mas enfim, como sempre a Julia é perspicaz ao desenvolver um final apaziguador e  que me deixou muito satisfeita. Sei que esta resenha deve conter alguns pontos negativos, mas isso não tornou a história ruim de modo algum, só me diminuir o número de estrelas para 4 e e não favoritar. Geralmente esse é o efeito da Julia Quinn em mim, os enredos e o desenvolvimento são tão bons que deu 5 estrelas e favorito com mais 5 estrelas. Já disse que ela é diva né? Mas saber que não é infalível também é bom, e que talvez algumas de suas personagens não vão ser tão falantes ou tão duronas. Sou capaz de aceitar isso com satisfação.

E chegamos no último livro do Quarteto Smythe-Smith e queria poder dizer que tem mais e que não vou sentir saudades, mas sinto que Honoria, Anne, Sarah e Iris me farão querer voltar para elas muito em breve. Leiam toda a série, é linda e apaixonante.

Participe do “Comentário Premiado de Setembro” clicando aqui 

Anúncios

8 comentários em “[RESENHA] “Os mistérios de Sir Richard” (Quarteto Smythe-Smith – Livro 4) de Julia Quinn – @editoraarqueiro

  1. Olá!
    Gostei muito da mudança no livro, onde que a maiorias são mulheres que procura um casamento, já nesse um homem, gostei dessa mudança. O livro de Julia Quinn, são maravilhosos e estou desejando ler os livros delas, esse já me cativou bastante pela historia e pela diferença que ela é. Espero ler já!

  2. Adoro os romances de Julia Quinn e esse box está me matando, pois ainda não comprei e estou doida para mergulhar nessa série que sei que está ótima!
    As capas estão lindas e essa para mim é a capa mais bonita!
    Ainda bem que a autora depois concertou a história, pois sei que ela sempre consegue me satisfazer com essas tramas lindas e fofas.

    1. Hérica, o box vale muito a pena para quem gosta muito de romance de época e curte a Julia.
      Não me arrependi com o meu.
      Tudo nele é lindo. Tomara que você goste!
      Boas leituras

  3. Oi Clarissa, e chegamos ao último livro, o que tem a capa mais linda a meu ver ❤ e ele é cheio de reviravoltas e desperta tantos sentimentos, nem todos bons, e sentimentos ambíguos para com Richard, amor e ódio andaram coladinhos na minha leitura, mas ao final eu perdoei ele e fiquei com mais raiva de Fleur (acho que escrevi certo haha). O fato de Iris se afastar da família na segunda parte, já que ela se muda com ele, pra mim foi um ponto mais fraco na trama, pois perdi contato com minhas personagens favoritas, as irmãs de Sarah :D, ainda assim é uma série que vale muito a pena e que fecha muito bem já deixando o leitor com saudade. Ótima resenha 😉

  4. Clarisse!
    Adoro romances de época, embora essa série da Julia Quinn ainda não tenha lido nenhum dos livros, mas tenho a maior vontade, porque já li vários livros da autora ainda quando saíam como romances de banca.
    Tão bom ver uma série terminar com todas as pontas fechadinhas, embora tenha achado que esse exemplar, apesar do amor, teve algumas atitudes não tão louváveis por parte do protagonista.
    Desejo um mês repleto de realizações e uma semana de alegrias.
    “A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade.” (Aristóteles)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s