Resenha

[RESENHA] Persuasão, de Jane Austen por @EdMartinClaret

Boa tarde lindezas!! Como estamos?

Vamos de resenha da diva Jane Austen? Quem aqui curte suas obras…

 

O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. ‘Persuasão’ é amplamente apreciada, pois tem uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e mostra o estilo de narrativa irônica de Jane Austen. Além disto, é original, pelo fato, entre outros motivos, de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.

Persuasão foi um livro que me fez lê-lo de coração aberto, pois eu já conhecia bem a narrativa da Jane, e fui totalmente despretensiosa. E o resultado foi o melhor possível, consegui terminar a leitura em dois dias, e foi totalmente gratificante.

O livro é ótimo e a Anne Elliot faz o leitor gostar dela por ser uma jovem sincera e decidida a não desperdiçar uma segunda chance de ser feliz, a grande oportunidade da sua vida.
Quando sua primeira chance de casar escapada de suas mãos por causa de um conselho dado, Anne se vê presa num amor que não se desprende do seu coração. Sua “consultora” e amiga acha que está falando o melhor para ela, mas essa decisão só magoou nossa protagonista. Mas depois de anos o nosso cavalheiro reaparece, ainda bonito e solteiro, o que deixa Anne totalmente confusa.
Senti pena da Anne em muitas ocasiões pois a família dela é totalmente estranha. Com uma irmã louca e muito egoísta, e um pai que não tem a menor noção de quem é ou gostaria de ser, a única normal é ela, e fiquei muito agradecida por isso. E mesmo dentro desse furacão que é sua família, Anne é dotada de pureza, com o coração cheio de coisas boas e procurando sempre o bem para si mesmo e para os outros.
Uma coisa me deixou muito confusa: o fato de não conseguir identificar o sentimento de Frederick – nosso lindo cavalheiro. Mais esse aspecto foi uma coisa boa já que vemos toda a narrativa pelos olhos da Anne. E nosso capitão passa o livro tentando arrumar uma noiva, e desprender-se do que sente pela sua outra metade, e alguns sentimentos como ardor e angústia ficam muito palpáveis durante a leitura, mas por fim há a redenção a esse antigo amor quando uma oportunidade aparece.

 

“Com certeza, se houver uma afeição constante, nossos corações não tardarão a se compreender. Não somos crianças para nos irritarmos caprichosamente ou sermos iludidos pelos equívocos do momento, brincando levianamente com a nossa própria felicidade.”

 

Jane Austen começou a escrever Persuasão, seu último romance completo, após ter terminado de escrever Emma, e concluiu-o, em agosto de 1816. Apesar de ser um livro muito antigo, clássico e cheio de amarras que poderia fazer-nos torcer o nariz para ele, realmente me conquistou.

Amo Jane Austen e com certeza Persuasão é meu livro favorito da autora, e não somente ele como também as adaptações do mesmo. É um livro lindo que vai tocar seu coração, e quando há o reencontro me arrancou muitos suspiros. Espero que gostem!!

Anúncios

4 comentários em “[RESENHA] Persuasão, de Jane Austen por @EdMartinClaret

  1. Eu tenho bastante vontade de ler mais livros da Jane Austin, e esse é um livro que eu sou louca pra ler. A história dele parece ser muito linda e tocante mesmo. E eu acho que vou gostar bastante da Anne, só por saber que ela é decidida hahaha
    Eu ainda não assisti nenhuma adaptação desse filme, mas pretendo ver depois que ler o livro 🙂

    Beijos!

  2. Oi Clarisse.
    Eu confesso que tenho muita curiosidade para conhecer a escrita da Jane Austen entretanto ainda não tive essa oportunidade o livro dela que eu tenho muita vontade de conhecer é Orgulho e Preconceito Clichê eu sei entretanto tenho que dizer que esse me chamou bastante atenção adoro quando tem essa Redenção e que os personagens simplesmente aceitam seus sentimentos e deixou de lutar contra eles não vejo a hora de ler Adoro essa capa.
    Bjs.

    1. Marlene!!
      Não é clichê começar pelo livro mais conhecido e mais falado da autora. Acho muito válido você começar pelo Orgulho & Preconceito, e o filme é muito fiel, acho que foi ele que fez muitos gostarem da autora e de querer lê-la.
      Mas Persuasão tem o lance da segunda chance entre o casal, que eu achei bem diferente para a época. Então me fisgou muito.

      Espero que você tente mesmo qualquer leitura da Jane Austen, e depois me conta o que achou. Bj

  3. Clarisse!
    Jane Austin é maravilhosa e acredito que foi uma pioneira na escrita em sua época.
    Já li outros livros dela, mas ainda não li Persuasão, espero poder apreciar a leitura em breve.
    Adorei sua resenha.
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy

    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s