Devaneios · Parceria

[Dia da Mulher] Um Brinde às Mulheres na Literatura

Boa tarde mulheres lindas!!!!

Dia lindo e dia de falar sobre nós.

 

Agatha Christie, Jane Austen, Clarice Lispector, Nora Roberts, Virginia Woolf, Danielle Steel, Cecília Meireles, J. K. Rowling, Rachel de Queiroz e Simone de Beauvoir são autoras clássicas e contemporâneas que inauguraram estilos, lançaram tendências, impulsionaram um novo olhar e espírito feminino em seus textos. E não somente isso, mas também conquistaram prêmios literários e foram reconhecidas em todo o mundo.

E são essas mesmas autoras extraordinárias que fizeram nome cada uma no seu tempo, que hoje são inspirações paras as novas autoras da nossa geração. Com certeza você já ouviu sua autora favorita citando alguma delas, não ouviu?

 

Ler algo escrito por uma mulher é incrível pois fala conosco intimamente. Essas autoras são conhecedoras da causa feminina: seus prazeres e seus dissabores. Além de viverem na pele todos os dias. São filhas, namoradas, esposas, mães e principalmente, mulheres.

George R. R. Martin diz que “Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma”, e ele não poderia estar mais certo. A leitura nos proporciona ser expectadores de outra visão do mundo, nos mostra outro ponto de vista diferente do nosso. Conseguimos ser mais empáticos, nos permitindo ser menos autocentrados.

Já perdi as contas de quantas vezes viajei no tempo e me vi com saias rodadas e fazendo reverência. Consegui também ir ao futuro e visualizar um mundo pós apocalíptico e todo o horror envolvido. Pude voltar ao meu tempo e vivenciar a incrível experiência de me apaixonar, casar, ter filhos. Saí do Brasil e vi flores de cerejeira em Washington, experimentei a sensação da neve caindo lá fora, e a força de um vendaval em algum lugar da Ásia. Mas também já chorei, me divorciei, tive crises. Em outros momentos sofri abuso, mas consegui ser resiliente e lutar para mudar minha realidade. Ufa! Foram tantas vidas que é difícil enumerar…

 

 

Ao lermos essas obras e viver tantas vidas, valorizamos quem somos e nos valorizamos como ser humano. Expandimos nossos horizontes, nos identificamos com o mundo dos livros e até mesmo encontramos forças para mudar nossa própria história.

Valorizar a escrita e as mulheres por detrás dela é indispensável. Hoje faz exatos 108 anos desde que a socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição da celebração anual pela luta e os direitos das mulheres, que hoje conhecemos como o Dia Internacional da Mulher. E nós da Equipe EBTB, que somos todas mulheres, não iríamos deixar de falar um pouquinho a respeito, principalmente dentro da literatura.

Queremos parabenizar todas as autoras nacionais que tem nos proporcionado momentos maravilhosos com personagens únicos. Principalmente às nossas parceiras: Raiza Varella, Sophie Adams, Mari Scotti, Alissa Nayer, Bianca Briones, Camila Moreira, Giulliana Fisher, Sofia Silva, Juliana Parrini, Thays M. Lima, A. C. Meyer, Rossana Cantarelli e Mayjo, as quais demonstramos nossa admiração e respeito, além de sentimos muito orgulho por fazermos parte da trajetória literária de cada uma. Esse é o nosso MUITO OBRIGADA por trazer histórias fascinantes, personagens que aprendemos a amar e por colocar em cada página um pouquinho do que é ser mulher.

Outro MUITO OBRIGADA às nossas leitoras lindas, porque sem vocês o blog também não teria sentido. Valeu por sempre nos ajudar com a sua opinião que é muito importante e por embarcar nesse mundo literário com a gente. Vocês são demais!

Mais tarde tem um post especial. Fiquem ligados!

 

Participe do “Comentário Premiado de Março” clicando aqui!

Anúncios

2 comentários em “[Dia da Mulher] Um Brinde às Mulheres na Literatura

  1. Clarisse!
    somos mesmo mulheres poderosas e merecemos parabéns diariamente.
    Adoro viajar nos livros das autoras favoritas (ou não, porque algumas leio pela primeira vez) e admirar a criatividade e o posicionamento que elas tem em relação as suas personagens.
    Maridão pergunta: Tá viajando com quem e para onde agora? E me acabo de rir com ele, porque é assim mesmo.
    Parabéns para todas nós leitoras, escritoras, mulheres…
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy

    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

  2. OI.
    Feliz dia da mulher atrasado.
    Adorei o post, realmente incrível me sentir realmente especial.
    Amei as partes que relatou todas as vidas que viveu nos livro, eu adorei realmente é assim que me sinto quando estou lendo.
    Bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s