Resenha

[RESENHA] “O Livro de Memórias”, de Lara Avery por @editoraseguinte

Boa tarde!!!

Conheçam Sammie e se emocionem com sua história.

Capa do livro 1

O livro de memórias

Sinopse 1

Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.

Resenha 1

Lembro de quando alguns meses atrás fiz a divulgação deste livro e que a sinopse dele me chamou atenção logo de cara. E quando o Cia das Letras ofereceu ele para resenhá-lo não pensei nem meia vez e aceitei.

A vida não é só uma série de conquistas.

Este livro conta a história de Sammie, uma adolescente que sempre lutou por um futuro melhor e que foi recentemente diagnosticada com NP-C, que é uma doença degenerativa 😦 e que mesmo com as altas doses de medicação que ingere, a doença evolui mais a cada dia. Mas, entre todos as complicações que o NP-C traz, o que mais lhe incomoda é a perca de memória.

Sammie tem dezesseis anos e está no último ano do Ensino Médio, faz parte da equipe de debates de sua escola e foi aceita na universidade de seus sonhos a NYU, mas com a perca de memória ela jamais poderá sair de sua pequena cidade.

Em meio a todo esse caos, Sammie decide escrever seu livro de memórias para que a Sammie do futuro tenha consciência de tudo que ela já viveu, pois chegará o dia em que ela não saberá nem seu próprio nome.

E estou feliz por escrever sobre as coisas boas e ruins. Feliz por não ter apagado nada. E todos os momentos entre as coisas boas? Se você só consegue lembrar suas aspirações, não terá ideia de como foi do ponto A para o ponto B.

Ela vai nos contando seu dia-a-dia com os pais e os três irmãos mais novos, e principalmente como está sendo ter de deixar todos os seus sonhos pra trás. Ao longo desse novo caminho, Sammie irá se aproximar de Stuart, um garoto por quem sempre foi apaixonada. Vai descobrir também que uma amizade verdadeira sobrevive ao tempo, distância e mágoa, e tudo isso ao lado seu amigo de infância Cooper.

A narrativa do livro é leve, sendo ao mesmo tempo divertida e emocionante. Fiquei com um imenso nó preso na garganta em vários momentos ao longo da história 😦

– Ás vezes ser eu mesma é demais para dar conta. – Meu lábio inferior estava tremendo. – Eu queria tudo de uma vez.

Sammie pra mim foi uma personagem inspiradora, pois apesar de toda a simplicidade que foi criada estudou e batalhou muito para se tornar a melhor aluna de sua turma. Me emocionei com a forma em que a personagem não se deixou abater com seu diagnóstico, e bolava estratégias para poder continuar vivendo sua vida normalmente.

Com certeza uma história que nos faz refletir e muito do quanto as vezes reclamamos da vida por motivos tão pequenos e fúteis. Uma história que com certeza guardarei comigo por muito tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s