Resenha

[RESENHA] Novembro, 9, de @colleenhoover @galerarecord

Mais uma vez Colleen Hoover vem e consegue nos surpreender ainda mais!

Minha intenção era publicar essa resenha no dia 9 de novembro, mas como eu fiquei tão apaixonada por essa história e precisava falar sobre ela com alguém (no caso vocês) acabei não aguentando e publicando ela hoje 😉

Capa do livro 1

novembro 9

Sinopse 1

Autora número 1 da lista do New York Times retorna com uma história de amor inesquecível entre um aspirante a escritor e sua musa improvável. Fallon conhece Ben, um aspirante a escritor, bem no dia da sua mudança de Los Angeles para Nova York. A química instantânea entre os dois faz com que passem o dia inteiro juntos – a vida atribulada de Fallon se torna uma grande inspiração para o romance que Ben pretende escrever. A mudança de Fallon é inevitável, mas eles prometem se encontrar todo ano, sempre no mesmo dia. Até que Fallon começa a suspeitar que o conto de fadas do qual faz parte pode ser uma fabricação de Ben em nome do enredo perfeito. Será que o relacionamento de Ben com Fallon, e o livro que nasce dele, pode ser considerado uma história de amor mesmo se terminar em corações partidos?

Resenha 1

Quando encontrar o amor, deve agarrá-lo. Você o agarra com as mãos e faz o possível para não soltar.

Não preciso nem dizer o quanto que essa autora simplesmente arrasa, afinal quem já leu algum livro dela já tem essa certeza. Mas mesmo sabendo disso não imaginava me deparar com uma história como a de “Novembro, 9”.

Pelo menos uma vez, seria legal se alguém me olhasse nos olhos e sustentasse o olhar.

Nove de novembro é uma data que não traz boas lembranças a Fallon, hoje com dezoito anos, pois fazem exatamente dois anos (de quando começa o livro) ela sobreviveu a um incêndio na casa do pai, e essa tragédia lhe deixou cicatrizes no rosto, corpo e alma, fazendo com que tivesse de abandonar a já promissora carreira de atriz. E é agora, 9 de novembro, que ela toma a decisão de ir embora de Los Angeles para Nova York para tentar a sorte como atriz por lá, e para isso ela se encontra com o pai para contar sobre sua partida que ocorrerá dentro de algumas horas. O que ela não imaginava era que as palavras insensíveis do pai estavam sendo ouvidas por um rapaz sentado na mesa ao lado, e que por um estranho impulso acaba saindo em defesa dela se sentando com eles e dizendo ao pai de Fallon que é o namorado dela.

Este rapaz é Ben, um jovem também de dezoito anos, que se sente atraído por Fallon desde a primeira troca de olhares. Depois disso eles acabam passando o dia juntos, e Ben tenta trazer um pouco de auto-estima para Fallon, algo que ela perdeu graças as cicatrizes deixadas pelo incêndio. Com muita conversa e beijos ardentes, surge a ideia de eles se encontrarem uma vez por ano, no dia 9 de novembro, na mesma hora e no mesmo local, e que isso seria o enredo para o livro de Ben, além de que quando completassem 23 anos seria o último encontro deles antes de decidirem se um fará parte da vida do outro.

Você nunca vai conseguir se encontrar se estiver perdida em outra pessoa.

Fallon e Ben não trocarão telefones e e-mails, além de um bloquear o outro em suas redes sociais, para que o único contato que tenham ocorra no dia 9 de novembro de cada ano.

O livro é maravilhosamente narrado em primeira pessoa, alternando entre Fallon e Ben. E nós também só teremos contato com os protagonistas no dia 9 de novembro, e só saberemos o que aconteceu com eles entre um ano e outro através do que eles nos contam nesta data. A cada ano um acontecimento importante acontece nesta data, alguns fofos e engraçados e outros bem dramáticos…

A cada ano os personagens amadurecem mais e se mostram mais apaixonados um pelo outro,  e eles tentam tocar a vida da melhor maneira possível, mas cada um deles nos contagia com a forma que mostra o quanto esperou a data. No final do livro já dá para vermos uma Fallon mais confiante, que não tenta ficar escondendo suas cicatrizes com roupas compridas e o cabelo tapando metade do rosto. Ben também amadurece muito, mas só iremos saber como amadureceu nas últimas páginas do livro.

Depois de muitas coisas acontecerem por alguns 9 de novembro, quando os dois parecem estar em sintonia para assumirem seus sentimentos um pelo outro e ficarem juntos, Fallon acaba descobrindo uma parte da história de Ben, e ela fica na dúvida se tudo que viveu é real ou  é tudo uma invenção da cabeça de Ben, e fica com medo de que aquele cara maravilhoso que ela conheceu e lhe ensinou tanta coisa boa sobre si mesma, jamais existiu.

… Não digo que embora ela seja tão linda por fora, eu só queria poder ser assim por dentro.

Para algumas pessoas ao ler a sinopse do livro pode parecer com o enredo do livro “Um Dia”, de David Nicholls, mas a diferença entre eles é explicada por Fallon durante uma conversa com alguns amigos de Ben. Falando em amigos de Ben, quem dá uma passadinha por aqui é Tate e Miles (protagonistas de “O Lado Feio do Amor” ). Embora eles estejam muito bem (com uma Tate grávida e um Miles super protetor), as circunstancias que envolvem seu aparecimento aqui em “Novembro, 9” não é das melhores.

Sabe quando faltam elogios pra falar sobre um livro? Pois é, é assim que estou me sentindo depois de terminar este livro, totalmente sem palavras para descrevê-lo. Sem falar que novamente não conseguia parar de ler, porque queria saber o que aconteceria depois, e principalmente,  a história real de Ben.

Por que você não me contou que a base no qual me ensinou a ficar de pé é de areia movediça?

Pra falar sobre tudo que aconteceu na vida de Fallon e Ben, vou ter que citar uma frase de outro livro da autora, “Talvez Um Dia”“Algumas vezes na vida a gente precisa de dias ruins para manter os bons em perspectiva”.

Porque quando você ama uma pessoa, tem o dever de ajudá-la a ser a melhor versão de si mesma.

Não há duvidas de que vocês irão amar o livro, independente de ter lido outro livro da autora ou não.

E pra terminar, quero agradecer a editora Galera Record por ter mantido a capa original do livro.

Até a próxima! E que venham mais livros da Colleen Hoover para o Brasil!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s