Resenha

[Resenha] Encrenca, de Non Pratt por @Verus_Editora

Uma história que tinha tudo para ser dramática, mas que me seduziu por tratar sobre amizade sincera.

Capa do livro 1

encrenca

Sinopse 1

Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas.

Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade. Este livro inteligente, por vezes comovente e engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida.

Resenha 1

– Não te entendo, Aaron Tyler, mas você parece ter uma queda por fazer a coisa certa na hora certa.

É difícil dizer ao certo um tipo de livro de que eu goste mais, mas se tem uma coisa que eu adoro é um livro contando um romance de universitários ou adolescentes. Mas “Encrenca” não se trata de um romance adolescente, e sim de uma amizade que surge no momento em que duas pessoas mais precisam de ajuda.

Aaron Tyler é um garoto que tenta se manter longe de coisas que aconteceram em seu passado. Conforme fui lendo, fui sentindo o quão atormentado é esse garoto, pois parece que seus segredos nunca o deixam viver em paz e seguir em frente. Ainda bem que ele conta com o apoio dos pais, que só querem que ele consiga ser feliz.

É sufocante ser perdoado quando tudo o que você quer é levar a culpa.

Hannah Sheppard é o oposto de uma garota estudiosa e recatada. Filha de pais separados, mora com a mãe, o padrasto  e a irmã caçula, fruto do atual casamento da mãe. Hannah apesar de ter só quinze anos, só quer curtir cada garoto que cruza seu caminho, e sua fama ao lado da inseparável “amiga” Katie não é das melhores.

Tudo aquilo que Hannah considerava como certo em sua vida cai por terra ao descobrir que está grávida, e isso ao começar por Katie, que em busca de aceitação da garotas mais populares do colégio faz de tudo para atazanar Hannah. Chorei com algumas maldades de Katie, e nas outras vezes tinha vontade de esganá-la.E os problemas dela só pioram quando o pai do bebê não quer que ela revele sua identidade. E é nesse momento tão complicado em sua vida que surge Aaron, que decidido a ter um propósito na vida, assume perante todos ser o pai do filho que Hannah espera.

Não faço ideia de como esse garoto acabou entrando na minha vida, mas nunca vou deixar de agradecer por isso.

Confesso que já no início do livro descobri a identidade do pai do bebê, e detestei a forma como ele tratou Hannah, deixando ela ter de assumir tudo sozinha. Mas Hannah não está mais sozinha, ela tem sua avó paterna, Aaron e (re)conquistou mais dois amigos: Anj e Gideon, e todos eles a aceitam exatamente do jeito que ela é.

Teve momentos em que Hannah parecia ter mais que apenas quinze anos, devido a maturidade que ela tenta ter em relação a tudo. Me emocionei na forma com que ela cria um senso de proteção pelo filho que ainda carrega na barriga.

“Encrenca” é escrito em primeira pessoa, tendo a narrativa intercalada entre Hannah e Aaron. Dos personagens secundários que se destacam, estão Lola e Robert. Lola é a irmã caçula de Hannah, e é uma garotinha esperta e encantadora. Robert é o padrasto de Hanah, e mostra amá-la como se fosse sua filha.

É difícil descrever os sentimentos causados ao ler esse livro, pois ele traz  histórias traumáticas, mas que ao mesmo tempo são  tão lindas ao mostrar o quão forte podemos nos tornar se temos o apoio de amigos verdadeiros.

Esse garoto. É o melhor. Pai falso. De bebê. Do mundo.

Fato.

Uma queixa: apesar do final do livro ser tão comovente, esperava mais um capítulo, pois fiquei com um gostinho de “quero mais”.

Se colocar “Encrenca” em sua lista de leituras com certeza não irá se arrepender. E prepare-se para uma história maravilhosa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s