Resenha

[Resenha] Sem Olhar Para Trás, de Lycia Barros por @EdValentina

Um livro nacional lindíssimo na resenha de hoje!

Capa do livro 1

Sem Olhar Pra trás

Sinopse 1

Muito jovem, Agatha foge de casa para viver uma grande paixão, mas o romance dos sonhos dura pouco tempo. O marido violento e possessivo é capaz de cometer qualquer loucura para mantê-la prisioneira de um casamento infeliz. Decorridos dez anos, ela vê a oportunidade de mudar seu destino ao decidir fugir com o filho para o pequeno sítio que herda numa cidade do interior. Lá, recomeça a vida envolvida em atividades muito diferentes da sua antiga rotina de luxo. Agatha se afeiçoará ao lugar e fará diversos novos amigos que a ajudarão a se reerguer, e também conhecerá Vicente, ex-campeão de equitação que se viu obrigado a abandonar a carreira. Ambos encontrarão um no outro o amor e a segurança que tanto buscavam. Entretanto, a vida de Agatha continua ameaçada. Somente a mão de Deus poderá impedir que o pior aconteça. Para isso, Agatha precisará encontrá-lO primeiro.

Resenha 1

Minha vida também estava cinza antes de eu te conhecer. Meu coração estava vazio. Eu sentia saudades de você antes mesmo de tê-la encontrado.

Esse livro não é só mais uma história de amor, e sim trata-se de um livro com uma história bastante realista de casos de violência doméstica, e não apenas a física, mas a psicológica também.

A protagonista do livro Agatha, inicia o livro chegando em Rio Preto, ao lado de seu filho Gabriel à uma casa que herdou de uma tia. Agatha e Gabriel deixaram para trás, no Rio de Janeiro, anos de violência doméstica. Agatha relata que aguentou o quanto pôde as agressões do marido Bruno, mas quando ele passou a agredir o filho deles ela decidiu que era hora de dar um basta nisso. Mas Bruno jamais lhe daria o divórcio, por isso eles fugiram de casa.

Mãe e filho deixaram para trás uma vida luxuosa, e agora passam a viver em um casebre caindo aos pedaços no sítio que Agatha herdou. Mas se engana quem pensa que algum deles se arrepende pela troca, pois qualquer coisa é melhor que o inferno em que viviam. Agatha ainda terá de aprender a cuidar dos animais do sítio e da horta, de onde virá o sustento dela e do filho.

Não queria admitir, mas também gostaria de ficar e desvendar mais sobre a mulher que havia arrastado seus pensamentos de forma irresistível para ela nos últimos dias.

Cruzará o caminho deles nessa nova jornada: seu Pedro, que ajudará Agatha a tomar conta do sítio; dona Gema, que é esposa de seu Pedro, e ensinará Agatha a fazer os queijos para revender na cidade, e também tentará bancar o cupido; seu Alfredo, que é o dono de um armazém, um homem extremamente mau humorado, ao qual Gabriel tentará tocar o coração; Bia, uma adolescente espevitada que irá trabalhar para Agatha; e Vicente (suspiros!), dono da pousada da cidade, que balançará o coração de Agatha.

No início Agatha e Vicente parecem não de dar muito bem, mas cada um deles guarda algo que eles imaginam ser difícil para iniciar um relacionamento. Mas aos poucos eles irão se aproximando, e Agatha passará a admirar Vicente, principalmente pela forma que ele trata Gabriel.

Descobriu que, por mais que ele tentasse se esconder atrás daquela capa dura, depois que se descobria o sorriso enternecedor, o acolhimento nos olhos, era impossível não se sentir atraída.

Adorei o Gabriel, e é de cortar o coração a forma como um garoto de nove anos terá de amadurecer a força. E pensar que existem tantos como ele espalhados por aí… Gabriel aos poucos irá se adaptar a sua nova vida e fará amizade por onde passa.

Agatha irá se mostrar uma mulher de fibra após tudo que aconteceu. Na verdade ela só passou por tantos maus tratos porque Bruno acabava com seu psicológico, e fazia com que ela pensasse que estava sendo punida por algo de errado que ela fez. Mas hoje, ela só quer recomeçar a vida ao lado do filho, e no caminho acaba encontrando um novo amor, que fará de tudo para que ela esqueça tantos anos ruins. Só que como ela fugiu de casa, vive momentos de terror ao imaginar que a qualquer momento Bruno irá encontrá-la.

Ri, chorei, sofri… vive um intenso misto de emoções lendo esse livro…

SuperBanner_160804184815

Além da violência, outros temas são abordados nesse livro, como a deficiência física e a gravidez na adolescência.

Esses personagens foram tão bem construídos com base em um tema infelizmente comum em nossa sociedade. Uma história forte, que te  faz pensar se não existe nenhuma Agatha ou Gabriel próximo a você, que o medo os mantém calados.

Lycia Barros através de sua escrita nos mostra que mesmo com um passado trágico é possível ter fé, coragem e esperança para seguir em frente, sem se lamentar e seguir seus sonhos, fazendo com que tudo que aconteceu sirva de aprendizado, caminhando sem olhar pra trás.

1470346595051(1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s