Resenha · Uncategorized

[Resenha] Apenas Respire, de Rossana Cantarelli – @edmultifoco

Hoje é dia de uma resenha muito musical… Are you ready?

pet

Capa

Capa_Apenas_Respire

Sinopse

Isabela Alencar é uma mulher jovem, independente e apaixonada por música. Na adolescência, seu irmão mais velho lhe apresentou às bandas de heavy metal. Após conhecer a banda Dawn Sunless e ser capturada pelo som da guitarra, decidiu estudar o instrumento.
Já adulta, morando no Rio de Janeiro e trabalhando na Assessora Jurídica da Marinha, vê sua vida ser marcada por uma tragédia. Decide, então, largar a carreira jurídica e dedicar-se à docência numa faculdade de música do Rio.
A partir daí, sempre apoiada pelos amigos Mila e Frederico, Isabela verá sua vida mudar completamente, com a aceitação da Dawn Sunless para sua pesquisa de doutorado.
Ela embarca para Nova Iorque para passar três meses no estúdio com a banda. Chegando lá, conhece pessoalmente seu ídolo, o guitarrista Luc Bellucce.
Com sinais sutis, tem início um despertar de sentimentos provocados por sensações intensas. Uma paixão que ela jamais pensou em viver novamente.

Resenha

Apenas Respire é a obra de estréia da gaúcha Rossana Cantarelli, que veio com o pé direito agradando seus leitores e nos deixando com um gosto de quero mais. Alguns livros realmente me causam sentimentos controversos durante sua leitura, e depois me envolvem de um jeito que fico sem saber como chegue nesse estado.

O enredo gira em torno de uma mulher de 31 anos que dedicou boa parte de sua vida a uma profissão militar, mas que nunca abandonou no seu coração o amor pela música que tinha desde criança. E após alguns acontecimentos da vida – porque essa sim acontece e nos faz mudar de rumo – resolve dar uma chance ao que ama ao seu amor antigo: música. Essa mudanças é o que a levará para lugares que nunca imaginou estar e muito menos viver.

Seu irmão Fernando foi o culpado por fazer criar laços inquebráveis que levaria através de uma vida. E foi assim que Isabela conheceu a Dawn Sunless, a banda de rock que é fã e acompanha desde sempre. Ao cursar o doutorado, ela cria uma oportunidade de estar mais perto profissionalmente dessa banda. E nesses momentos iniciais do livro já notei em Isabela uma força que é difícil encontrar em protagonistas, que muitas vezes são cheias de uma fragilidade irritante. Ela não tinha nada de insegura, e quando situações em que questionamentos surgiam, logo avaliava o que era melhor para si e partia em busca do que queria. Isabela tem muitas belas qualidades como um bom senso de liberdade, de expressão, de fragilidade na medida certa e acima de tudo de nunca desistir.

apenas res2

Como eu disse, alguns momentos da leitura me trouxeram sentimentos controversos, que se eu citar aqui seria spoiler, mas logo em seguida a autora conduziu a história com uma maestria intensa. Não foi nada que me fez desgostar do que lia, mas sim questionasse algumas escolhas de Isabela. E eu precisava me lembrar que não estava lendo uma história jovem adulta ou até mesmo um new adult; mas que Apenas Respire é um chick lit maduro com temas importantes na vida de uma mulher e que precisam ser abordados.

Outros personagens também tornaram esse romance muito bem apreciado: com o engraçado Frederico (que já mora no meu coração), e amiga para todos os momentos, Mila; e não poderia esquecer do interesse romântico da protagonista, o tão misterioso Bellucce. O romance nessa obra foi um aspecto que me fez vibrar, pois nunca tinha visto antes uma relação transparecer aos olhos tão real, instigante, intrigante e atemporal.

Apenas Res1

Músicas também permeiam toda a história. São ao todo 28 canções que contam uma nova história e embalam a trajetória da protagonista ao longo dos anos. Com um estilo narrativo bem diferenciado, Rossana foi capaz de contar e encantar com um enredo cheio de reviravoltas, com personagens bem construídos e que se refazem a cada virada de página; e que mesmo errando encontram um novo caminho a seguir.

Apenas Res

Apenas Respire merecer ser lido e apreciado por seu conteúdo inovador e tão atual. Amei cada parte desse livro e a mensagem que ele traz, que agrega amor, esperança, segunda chance, reinventar a si mesma e tornar nossa vida mais feliz e satisfatória do que podemos querer. Super recomendo!

Anúncios

3 comentários em “[Resenha] Apenas Respire, de Rossana Cantarelli – @edmultifoco

    1. Tem sim Renata, o livro Apenas Me Ame está para sair nos próximos meses e estará disponível na Amazon!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s