Resenha

[Resenha] Raio de Sol, de Kim Holden por @PlanetaLivrosBR

Sabe aquele livro que você tem certeza que nunca vai conseguir esquecer? O nome dele é “Raio de Sol”.

Capa do livro 1

raio de sol.png.crdownload

Sinopse 1

Segredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados, podem curar você…E outros podem acabar com você. “Faça épico”, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo – não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor – único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista – ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

Resenha 1

Não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro, pois ele não só abalou todas as minhas estruturas, como também me fez repensar muitas das minhas atitudes. Raio de Sol não é só um livro e sim uma lição a ser seguida.

Nossa personagem principal, Kate, passou por muita coisa em sua vida,mas nem tudo é deixado claro nos primeiros capítulos do livro. Kate vai nos contando um pouco as coisas pelas quais passou, mas em meio delas sempre há boas lembranças, e nelas estão sua irmã Grace.

Kate não só tenta ser otimista e ver o lado bom de tudo, como também tenta passar isso as pessoas que cruzam seu caminho, e todos aqueles que se permitirem abrir o coração terão suas vidas mudadas pela alegre garota da Califórnia. E é por ser assim que seu melhor amigo, Gus, lhe chama de Raio de Sol.

A narração do livro é intercalada entre Kate e Keller. E no início de cada capítulo há as datas de que tudo acontece. O período em que o livro é contado é de 22 de agosto a 27 de janeiro, e nesse período muita coisa acontece na vida de Kate.

 SuperBanner_160614203141

Kate ganhou uma bolsa de estudos com direito a moradia e alimentação na faculdade de Grant, em Minnesota. A garota que nasceu e cresceu em San Diego acaba indo de braços abertos a pequena cidade.

Viciada em cafeína, ela logo encontra amizade com o dono da Cafeteria Grounds. Lá também ela conhece o estudante de Direito, Keller: um rapaz misterioso, que guarda cada centavo que ganha e faz constantes viagens a Chicago. Além disso, Keller parece não ter noção de que praticamente todas as mulheres se jogam a seus pés, e apenas Kate parece balançar totalmente seu coração.

E cada vez que me permito escorregar e imaginar meu próprio conto de fadas, sempre envolve confiar meu coração a Keller. E ultimamente isso parece certo, caloroso e reconfortante.

Kate se comunica todos os dias com Gus. Os dois cresceram juntos e foram vizinhos desde sempre. Gus é vocalista de uma banda em ascensão, a Rook. Eles contam tudo o que acontece com um para o outro, além de terem o hábito de colecionar músicas, pois estão sempre tentando descobrir uma banda ou uma música nova.

Kate se destaca em meio a multidão, não apenas por suas camisetas que ela mesma customiza, mas também por sempre trazer um sorriso no rosto e sua disposição para ajudar as pessoas.

Agora sobre Kate e Keller… Eles sentiram uma grande atração um pelo outro desde a primeira vez que Kate cruzou a porta do Grounds. Mas demorou para ficarem juntos, primeiro eles construíram uma bela amizade, e flertavam muito um com o outro. Foi difícil para Kate ceder a seus sentimentos, mas quando ela o fez, Keller fez com que ela vivesse seu conto de fadas.

– Eu iria até o inferno por você, Katie. Iria até o inferno e voltaria. Você só precisa pedir.

Kate mudou completamente a vida de Keller, o ensinando a ser mais corajoso em relação a suas escolhas, enfrentando assim seus pais. Mas de alguma forma, Kate acabou conseguindo aproximar Keller do pai.

– Eu achava que era bom em compreender as pessoas, mas você leva isso a um nível diferente. Você é simplesmente… encantadora. As pessoas não conseguem resistir a você.

Na segunda metade do livro ficam esclarecidas algumas questões sobre Raio de Sol, tais como: o porque de ela ter parado de tocar violino, o que aconteceu com sua mãe, onde está sua irmã, como que a menina afortunada foi morar de aluguel na garagem do jardineiro de sua mãe, e o porque de ela ter adiado seu sonho de ir para a faculdade.

SuperBanner_160614181402

Entre as pessoas que Raio de Sol transformou, estão Shelly, que trabalhava na floricultura com ela, e também é namorada do melhor amigo de Keller. Shelly tinha problemas em sair de sua zona de conforto, pelo menos até Kate aparecer em sua vida. Outra pessoa que teve sua vida mudada foi Clayton, calouro da universidade que sofria constantes ataques de outros alunos homofóbicos.

Vocês não imaginam como está sendo difícil pra mim escrever sobre esse livro, porque ele me emocionou muito!

Kim Holdem construiu uma história épica e impecável do início ao fim com uma personagem brilhante. Sua história esfregou na minha cara o quão pequenos são meus problemas.

13417528_1024442630965250_7646393615707668503_n

O próximo livro é sobre Gus, e como ele estará lidando com as consequências geradas por este primeiro livro. Eu também espero que a autora escreva um livro para outro personagem, não vou dizer quem é, mas quem leu o livro deve desejar o mesmo.

Só tenho a agradecer a Planeta de Livros Brasil por trazer até nós uma história épica como esta. E também torcer para que venha logo o livro do Gus.

 

 

Kate tinha uma grande paixão por música, e por isso aqui está a playlist do livro! E pra cada música a autora descreveu algo! 🙂

SOKO – “We Might Be Dead By Tomorrow”

“Se Raio de Sol tem uma música-tema … é isso. É como estar a par do diálogo interno que se passa dentro da cabeça de Kate. Apenas Kate conversando com Kate. E está longe de ser deprimente, é realista e encorajador. E as cordas … ahh as cordas. Eles são mágica e tão, tão bonito”

400 Lux – Lorde

“Este é Kate e Gus. A amizade deles. Sólido. Descontraído. Verdade. Fácil. Confortável.”

Baroness – Eula

Meu marido diz que esta canção é Rook. Eu não vou discutir com ele. Quando ele está certo … ele está certo. É Rook.

Royal Thunder “Sleeping Witch”

Eu vi essa banda tocar ao vivo enquanto eu estava escrevendo Raio de Sol. Eles abriram para Baroness e eu nunca tinha ouvido falar deles. Eles. Soprou. Eu. Longe. A voz do vocalista é uma parede de poder sexy, agressiva, crua – é intimidante. Se Shelly tinha um tema, este seria ele.

Jump Into the Fog, The Wombats

“As músicas de The Wombats são inteligentes e inteligente. Esta canção não é exceção. É Gus.

Bug Eyes, Dredg

Dredg é a banda mais subestimado no planeta. Bug Eyes é uma das minhas músicas favoritas. Eles também são da Califórnia, então naturalmente Kate iria amá-los. Ao vivo fenomenal.

Done With Love, Teenage Bottlerocket

Você tem amor tem que qualquer música que começa com “Eu tenho nada para fazer.” Bottlerocket adolescente é a melhor banda de punk do mundo. Eu os vi tocar ao vivo muitas, muitas vezes. Eles nunca decepcionam.

Waiting All Night, Rudimental featuring Ella Eyre

Eu posso ver Kate, Clayton, e Shelly dançando essa música, porque eu não posso ficar parado quando eu a ouço. Eu amo a energia que é feliz. Feliz é incrível.

Same Love, Macklemore and Ryan Lewis

A primeira vez que ouvi essa música eu estava no carro com meu marido e filho dirigindo pela Igreja Ranch Road para ir para o almoço no sábado à tarde. Lembro-me vividamente porque todos nós sentados em silêncio completo (o que é difícil para P. e eu) e ouvimos a música inteira. Quando acabou o meu marido e eu nos entreolhamos. Era um olhar de acordo. Um olhar que disse que estou totalmente a bordo com tudo o que esse cara acabou de dizer. Eu queria rolar para baixod a janela e gritar: “Sim! Esse cara recebê-lo! Ele recebê-lo! “Esta canção é para Clayton & Morris e Romero e Dan.

Mutilate Me, Teenage Bottlerocket

Outra das minhas canções favoritas Bottlerocket. Esta canção é para Peter e Evelyn … a partir de Gus … com amor.

Lullaby, The Cure

Eu amo The Cure … amo-os. Lembro-me de ouvi-los pela primeira vez, quando eu estava na oitava série e literalmente virou um interruptor dentro de mim. Foi uma epifania. Eu finalmente entendi o que fez a música tão mágica e inspiradora. Ele alimentou um amor da vida da música.

Angels, The xx

“The xx é uma das minhas bandas favoritas e Romy Madley Croft é a minha cantora favorita. Eu poderia incluir todas as músicas que eles já gravaram, mas escolhi Angels porque se enquadra no contexto da história. É a canção de amor final. Isto é como Kate vê Keller. Se você tem a chance de ver o ao vivo The xx, faça!

My Song 5, Haim

Esta canção é Kate. Tudo sobre esta canção é foda. Ele está confiante e não toma qualquer merda – como Kate. Esta pode ser uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos, eu a amo muito. Outra banda da Califórnia. Não há muitas guitarristas mulheres fodas, mas Danielle Haim é.

Sex, The 1975

Eu incluiria todas as músicas de The 1975, nesta lista de reprodução, se pudesse, porque eles são como crianças – difícil escolher um favorito. EU AMO. ESTA. BANDA. Incrível, incrível, incrível ao vivo. Esta canção é para Franco.

Panic Switch, Silversun Pickups

“Esta canção controla caos, o que torna o gênio maldito. Amo tudo sobre Silversun Pickups, mas amo especialmente Nikki Monninger. Ela é o jogador mais durão baixo de sempre, vestidos bonitos e tudo. E … sim … banda California.

Sweater Weather, The Neighbourhood

Esta canção é Keller. É o seu coração e todos os sentimentos que detém para Kate. Eu escutei este CD, uma e outra e outra vez ao escrever este livro. No entanto, outra banda da Califórnia.

 

Nothing Left to Say, Imagine Dragons

Esta é a canção Gus escreve depois de descobrir sobre Kate. Esta é a canção que gravar juntos. Eu escutei essa música não inferior a duzentas vezes nos dias que antecederam a escrever esse capítulo. Toda vez que ouço isso eu posso ver Gus na minha cabeça no estúdio de gravação cantando seu coração para fora … e isso me dá arrepios.

Northern Lights, Thirty Seconds to Mars

Embora eu amo gritador início Leto (pense The Kill), Mars último álbum foi lançado enquanto eu estava escrevendo este livro. Esta canção é a minha favorita no álbum. É o excêntrico, e eu quero dizer isso da melhor maneira possível. E as cordas. Eu vou dizer de novo … as cordas. Eles são lindos. Este é o tipo de música que eu acho que Kate ia escrever (pelo menos na minha cabeça). E sim, você adivinhou, banda da Califórnia.

Pictures of You, The Cure

Absolutamente bela canção. De tirar o fôlego. Robert Smith é um deus.

Let Her Go, Passenger

Esta canção pertence a Gus e Keller. Eu ouvi essa música pela primeira vez como estava a trabalhar através dos poucos capítulos finais na minha cabeça. Eu escrevi os capítulos ao ouvir esta canção na repetição … repetir … repetição. Pode ser a canção mais triste que eu já ouvi, mas eu adoro isso.

Everything to Nothing, Manchester Orchestra

O título diz tudo. Manchester Orchestra tops minha lista de favoritos em duas categorias existentes: as melhores letras e melhor performance ao vivo. Eles são perfeitos.

Favor’s Keeper, Index Case

Esta canção é intenso e desesperado e apaixonado. E quando ela atinge a espera 3:42 ponto em diante, porque, para os próximos três minutos, que é a perfeição. Esta canção é Gus no final de Bright Side mover-se em meu próximo livro, Gus.”

“E eu te amei mais.

Então eu te amei. “

 

Anúncios

2 comentários em “[Resenha] Raio de Sol, de Kim Holden por @PlanetaLivrosBR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s