Resenha

[Resenha] O Professor – O Professor #1, de Tatiana Amaral – @editorapandorga

Confesso que sempre tive curiosidade de ler algo da Tatiana Amaral, principalmente porque 2015 foi um dos anos que escolhi para ampliar minha leitura em Literatura Nacional. Quando surgiu a Book Tour em parceria com a Editora Pandorga, aproveitei a oportunidade.

649aa205f5066833760cfbc21cd6aa3a

Capa do livro 1

O Professor - Tatiana Amaral

Sinopse 1CHARLOTTE MIDDLETON é mimada e infantil. Uma garota rica, cheia de vontades e com um único objetivo de vida: ser uma grande escritora.

Prestes a se formar com honras em Letras e Literatura, ela se depara com um grande problema: O professor.

Seus sonhos são despedaçados quando Alex Frankli resolve reprová-la no seu último semestre. O motivo? Ela não sabia descrever os sentimentos corretos para seus personagens.

Em  jogo eletrizante, Alex guiará sua pupila por uma jornada de prazer e intensas emoções, onde aprenderá a fórmula certa para cada sensação.

Resenha 1

Inicio dizendo que você dever ler O Professor despido de qualquer comparação com outros livros do gênero, onde o mocinho seja CEO ou professor. Não sei se foi de forma intencional, mas nenhum dos protagonistas têm problemas financeiros, não são psicologicamente quebrados ou sofrem qualquer distúrbio desse tipo.

Charlotte Middleton é exatamente como descrita na sinopse e ao lê-la é automático que seu primeiro pensamento seja: – Affffff… Ela não disse que eu não fizesse comparação? – Pois é, a dica permanece a mesma. A garota tem 21 anos e às vezes se comporta como alguém de sua idade. Digo às vezes porque desde o início mostra sua personalidade forte, o que pode ser chamado de ‘birra’ e ao longo da leitura, você vê que não é isso. Sua condição financeira não a impede de correr atrás de seus ideais, independente do que é imposto por seu pai, um ex-combatente do Exército, que se mostra completamente descontente com a carreira que a filha resolveu seguir e mantém-se em guarda quando o assunto é a honra dela. Sua mãe é retratada como alguém completamente apático, sem voz nem vez. De acordo com suas aparições, perceberemos não ser bem assim e o que pode significar falta de pulso na relação é característica de alguém que sabe manter o Sr. Middleton em seu devido lugar. Charlotte demonstrará que puxou esses traços dela. Acrescidos ao Clã dos Middleton, que aliás, são ingleses, estão Johnny e Miranda, que foram abraçados como filhos.

Alex Frankli é “dono e proprietário” de uma editora que tem destaque no mercado brasileiro. Rsrsrsrs… Ele é o editor-chefe e divide os trabalho com sua irmã Lana, o cunhado João Pedro (de quem também é colega na UERJ) e seu irmão Patty (não diga que o chamei assim), na verdade é Patrício. Alex, aos trinta e quatro anos coleciona reconhecimento por onde passa. É considerado um dos melhores professores da universidade, além de coordenador do curso da Charlotte. E por falar nela, vou deixar que a própria nos apresente o restante dos atributos dele:

(…) o cara mais bonito com quem eu já havia topado em toda minha vida. Era também um gato sarado, de corpo bronzeado, que surfava e se exibia nas praias do Rio de Janeiro.

Cursando Letras e Literatura, não tinha como não haver um encontro entre os dois. Prestes a se formar e influenciada por sua amiga/irmã Miranda (que tem uma ‘queda’ pelo tal professor), ela o escolhe para ser o seu orientador no projeto de término do curso e talvez fosse a possibilidade de seu grande sonho tornar-se realidade. A exigência de Alex não faz com que a relação deles seja agradável e é justamente nesse trecho que conhecemos outro traço da personalidade de Charlotte. O recebimento de um e-mail que ameaça a sua aprovação é o detonador. Ao longo da leitura você descobrirá se foi o desespero que levou Charlotte a ter a ideia que a levou de encontro ao desconhecido, de início a uma dose de tequila e depois às sensações da experiência, afinal não seria esse o motivo de sua reprovação.

– Se você não me ensinar não terei como aprender, ou então vou correr o risco de me aventurar com qualquer outra pessoa que esteja disposta a me ajudar.

Partindo daí, todo o desenvolver da história é uma verdadeira turbulência. O Professor é narrado pelos protagonistas, o que serve de termômetro para conhecermos seus sentimentos a cada capítulo, já que são intercalados, além de serem introduzidos por versos de Shakespeare.

É claro que cada personagem secundário também tem a sua parcela que os torna bastante importantes na história. Os amigos de Charlotte, junto com os irmãos, garantem a parte cômica. Você até dá umas boas risadas com eles. Não posso esquecer que também tem ex envolvida, são duas e ainda por cima têm grau de parentesco. São delas os trechos tensos e a possibilidade de ameaça à paz deles, se é que um dia haverá. Os pais de Alex também são acrescidos trazendo a notícia que, de um jeito ou de outro, um dia o casal teria que se encontrar.

Optando por colocar a ideia de Charlotte em prática eles, puseram muita coisa em risco, como uma carreira consolidada no caso dele e no dela, a promessa de ascensão. Ética e moral também estão envolvidos. Mas, como o maior de todos é o amor, eles não contavam que ele seria somado. Tadinhos, pensavam em deixar tudo no campo profissional, ou melhor, casual. Sei lá, fica difícil chegar a mesma conclusão que eles e ao se darem conta de que esse envolvimento só poderia resultar nisso, é o ápice da história.

– Pode ter sido um erro, só que este erro me ajudou e muito. Não se preocupe, professor, nunca contarei nada a ninguém. Na verdade eu só tenho a agradecer por ter aberto os meus olhos. A única coisa que importa agora é que meu texto está no caminho certo. Você o aprovou não foi?

O livro dois vem por aí. E a curiosidade permanece… Vamos aguardar as novidades e com certeza te contaremos. :*

Enquanto espera adquira O Professor: Amazon | Buscapé

sobre o autor 1

Tatiana Amaral

 

 

Tatiana Amaral é baiana, mora em Salvador e é formada em Administração com habilidade em Marketing. Amante da leitura, tornou-se escritora postando histórias na internet, alcançando assim grande público, para depois enveredar em livros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s